Josheph Pilates

Segundo Joseph Pilotes, os exercícios do seu método devem obedecer 6 princípios: concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração”.

Joseph hubertus Pilotes nasceu em 1880 no Alemanha, perto de Dusseldorf, em urna pequeno vila denominada Mnchengladbach, no seio de uma família de classe média. Na infância, sua saúde foi frágil, sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumático. Quando era adolescente, limpava o jardim de um vizinho que possuía urna
biblioteca, em troca de desfrutar dela. Devido o uma saúde fraco na infância e à sede de conhecimentos, tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicino tradicional chinesa, O Método teve influência desde o yoga, artes marciais ao estudo do movimento dos animais.


Em 1912, aos 32 anos de idade, este jovem alemão ensinou seu corpo a executar movimentos de boxe, onde trabalhou corno instrutor de defeso pessoal do polícia civil inglesa (Scotland Yard) e artista de circo.


Pilates e seu irmão juntaram-se o uma companhia de circo que realizou uma turnê por Londres quando eclodiu o Primeiro Guerra Mundial (1914), foi recluso no campo de concentração de Lancaster, por ser considerado inimigo estrangeiro. Todos os componentes da trupe foram confinados em um campo de prisioneiros, com outros compatriotas na ilha de Mon. Nesse período atuou com enfermeiro e desenvolveu exercícios para manter o si e aos companheiros saudáveis, Usou as camas hospitalares e outros artefatos (cintos, lastros e molas) paro fortalecer enfermos que ainda permaneciam deitados nas camas, onde iniciou o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos.


Em 1918 houve uma epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) dizimando milhares de ingleses e nenhum dos internos (enfermos) sob seu treinamento foram infectados. Anos depois, Pilotes atribuiu a sobrevivência dos prisioneiros à epidemia a execução dos exercícios, beneficiando sua saúde, embora não existissem comprovações científicas na época.


Finalizado a guerra, retornou à Alemanha, onde continuou a desenvolver seu método, em primeiro lugar chamou atençåo dos membros do mundo da danço, Rudolf Von Laban, que incorporou princípios de Pilotes o suo técnico corporal, por existir um “vazio” existente nos peças de teatro e dança, buscando movimentos mais espontâneos e conscientes. Tombém recorreram a ele atlelas inclusive o campeão de boxe dos pesos pesados, Max Schmeling. Mas, quando fel convocado pelo governo Guilherme II (rei ria Prússia) poro treinar a força policial do cidade de Hamburgo, resolveu sair do pais e escolheu imigror poro os EUA.

Em 1926, aos 46 anos, Pilates acompanhou o canipeöo mundial Schrneling a Novo York, com a promessa do representante do boxeador financiar uma academia naquela cidade. Na viagem de navio de Londres para Nova York, Pilotes conheceu a enfermeira Clara e obtiveram afinidades por apresentar interesse pelo saúde e corno manter o corpo soudável, decidiram abrir um estúdio juntos e mais tarde acabaram se casando. Pilotes e Clara abriram a academia no Oitava Avenida de Novo York, no mesmo prédio do New York City Ballet, velozmente atraiu a atenção de pessoas influentes na cidade, corno Ruth St. Denis, Ted Shwn, Martha Graham (professora, bailarina e coreógrafo pioneira da danço moderno) e George Balanchine (fundador do School of American Ballet e diretor da Companhia que viria a ser o New York City Ballet, como é conhecido atualmente).


IMG_4142
IMG_4142